Publicado por: servosdejesus | março 1, 2008

POLUÇÃO NOTURNA

POLUÇÃO NOTURNA

As mudanças físicas e emocionais que acontecem nos jovens ocorrem tanto nas meninas quanto nos meninos. O corpo da criança vai modificando gradativamente originando insegurança e dúvidas sobre o que é realmente normal.

A fase onde ocorrem essas alterações é chamada de puberdade e é nela que acontece a primeira menstruação nas meninas (menarca) e a primeira ejaculação (semenarca) nos meninos.

As transformações nos meninos não têm idade certa para começar todavia as coisas começam a se alterar um pouco mais tarde do que nas meninas. A primeira ejaculação geralmente acontece entre os 13 e 14 anos, e poderá ocorrer durante o sono, sem necessidade de existir qualquer estímulo para que ela aconteça. Ela sinaliza que o garoto está na fase final de sua puberdade (lembrando que puberdade é quando as condições de reprodução estão capazes de serem eficazes), mesmo sendo adolescente.

Na verdade, esse acontecimento é chamado de polução noturna, ocorrendo nessa fase em média duas a três vezes por mês. Em geral, o garoto acaba descobrindo o que aconteceu, quando ao despertar nota no lençol e nas suas roupas marcas de eliminação do sêmen.

Isso acontece porque quando no menino o estímulo hormonal determinado pela testosterona começa a ser produzido nos testículos é iniciado o comando das alterações que se expressam por todo o corpo masculino, transformando meninos em homens.

Como ocorre

O esperma é um líquido composto por três substâncias: espermatozóides (originadas nos testículos), o líquido seminal (produzido nas vesículas seminais) e o líquido prostático (originado na próstata). Estas três substâncias se juntam na uretra e têm sua liberação em jato no momento da ejaculação. Essa emissão ocorre na polução noturna quando o volume espermático alcança uma determinada quantidade.

O desconhecimento desse novo momento na vida de muitos meninos traz uma sensação de medo, por não compreender o ato de ejacular. Muitos acreditam que até podem estar doentes e que alguma coisa anormal possa estar acontecendo.

Na realidade, do ponto de vista fisiológico, a primeira ejaculação é um indicativo que o menino está no tempo final da puberdade. É a ocasião em que o estímulo hormonal vai estabelecer as características próprias masculinas como o surgimento dos pêlos pubianos, axilares e faciais, além do aumento do tamanho do pênis e testículos. Outras partes do corpo também mudam e esticam de forma acelerada como braços, mãos e pés, que de tão avantajados, muitas vezes dão uma conformação até desajeitada. O processo de desenvolvimento será completado perto dos 17 ou 18 anos.

Vale destacar também que a polução noturna é um mecanismo normal de eliminação de um possível excesso espermático e deste modo, não significa nenhuma anormalidade quando ocorre no homem em qualquer idade. Portanto, não se deve questionar ou criticar os rapazes que estejam vivenciando a situação para não ocorrer constrangimento.

Até mesmo na ótica cristã não deve existir reprimenda, já que se trata de um momento fisiológico da mais perfeita normalidade. Não seria o caso de uma influência pecaminosa que estaria determinando esse evento, mas, com certeza, uma confirmação de boa saúde sexual e reprodutiva dos meninos em questão.

DR. PAULO TALIZIN

CRM PR – 7625

FONTE: http://www.assembleiadedeuslondrina.com.br

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: